Mito ou verdade - Romper o lacre de um PC quebra a garantia?

Se não fosse por ele, qualquer um poderia mexer indevidamente no desktop ou no notebook, induzir a máquina a falhas e depois ainda recorrer à garantia do produto. Por outro lado, o lacre também assegura o comprador de que seu aparelho veio intacto de sua montadora. Assim temos a certeza que nenhum espertinho fez qualquer alteração no produto antes que ele chegasse às nossas mãos.

Sempre que você encontrar o lacre de garantia em seu computador, por precaução, evite mexer nele sem que haja necessidade. Tomar cuidado na limpeza e manuseio do eletrônico também é importante, pois um descuido pode fazer com que seu eletrônico se torne “alterado” diante das especificações de garantia.Quando o lacre é uma garantia?
Nem todo adesivo colado em seu gabinete é sinônimo de garantia, seu primeiro passo é dar uma boa olhada no certificado dela. Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná, PROCON-PR, um selo de garantia só tem valor caso esteja descrito em seu manual com o mesmo nome do fabricante. Se nada for citado, então o selo que você encontrou não passa de um adesivo sem qualquer importância.

Possuir o selo intacto em seu computador também não representa garantia alguma. Garantir o lacre inviolado é somente uma das condições ideais de uso do produto, todas elas devem ser respeitadas para que o usuário tenha direito à cobertura. Caso qualquer um dos termos tenha sido desrespeitado ou o prazo de garantia tenha se excedido, então o lacre não tem mais valor.

Entre montadoras de computador, cada empresa adota um sistema diferente para a garantia do produto. Embora um determinado componente possa ter cobertura de fábrica de dois anos, se a montadora optar, o computador como um todo pode ter garantia de seis meses. O dono do aparelho precisa respeitar os termos finais de garantia, explica o PROCON-PR.

E se eu precisar abrir a máquina?


Se você conferiu no certificado de garantia que a integridade do selo precisa ser respeitada e mesmo assim sua máquina precisa ser submetida a reparos, antes de abri-la procure entrar em contato com seu fabricante.

Quando você pretende trocar algum componente ou realizar um upgrade, a montadora precisa prever uma condição para que a garantia não seja encerrada com isso. Afinal, é um direito do consumidor fazer uso integral daquilo que adquiriu.

Certifique-se dos seus direitos 
Quando contatadas, algumas montadoras optam por lhe enviar uma carta que descreve o motivo e o procedimento do serviço adotado. Se o usuário precisar fazer uso da garantia depois disso, esta deve ser apresentada junto à máquina com selo violado. Desde que a máquina não venha a apresentar defeitos por conta da manutenção mal sucedida, a garantia segue sem quebras.

Por exemplo, ao invés de impor um lacre de segurança, a DELL cria um documento com informações de série de todos os componentes do computador. Assim o usuário tem liberdade total de fazer alterações sem que isso quebre a garantia do seu produto. A empresa cobre somente os componentes originais caso nenhuma alteração feita tenha resultado na falha do equipamento.


Cuidados na hora da compra

Embora a resposta pereça óbvia, muitos não sabem como proceder e quais seus direitos diante do lacre de garantia. Enquanto alguns usuários deixam de aproveitar a garantia que lhes é direito, outros negam a manutenção do seu computador por causa de um adesivo sem valor. Diante dos mais diferentes casos, como saber se a garantia do seu aparelho eletrônico depende da integridade do lacre e o que fazer para não se prender a ele?

Não mexa se você não sabe o que está fazendo


Antes de tudo, se você não possui mais informações sobre a garantia do produto, não rompa o lacre! Todo dono de equipamento novo ou aparelho que passou por algum serviço autorizado precisa certificar-se que suas condições ideais foram respeitadas. Embora seja um tanto antigo, o lacre de garantia é atualmente o método mais empregado.
Só rompa o lacre se tiver certeza!
Ao comprar produtos que ainda estão dentro da garantia, sejam usados ou novos, verifique se o produto ainda possui o lacre inviolado. Além de segurança contra eventuais problemas que o aparelho possa apresentar, dessa maneira o comprador tem a certeza de que nada foi alterado no interior do aparelho.

Atente-se para selos em locais pouco visíveis ou alterações na integridade do lacre, na dúvida, contate algum técnico. Já se você é quem está vendendo um aparelho ainda na garantia e com o lacre inviolado, use isso ao seu favor. Mas se a máquina já passou por alguma manutenção, deixe isso claro para o comprador e evite mal entendidos.

É direito do usuário


De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, IDEC, as empresas têm direito de se precaver contra abusos do comprador, mas o usuário pode usufruir integralmente do produto que comprou. Exigir que o cliente faça manutenções e upgrades somente em assistências autorizadas caracteriza o caso da venda casada.

Por mais que o lacre tenha sido violado sem o consentimento da montadora, o dono do equipamento ainda pode brigar judicialmente pela garantia. Mas esteja certo antes de fazer isso, assim você perde o apoio do PROCON e certamente terá muito mais trabalho para exigir a garantia que lhe é direito.

Antes de violar o  lacre...

Antes de violar o lacre...


  • Evite violar o lacre sem que haja real necessidade e procure soluções alternativas para seu caso;
  • Certifique-se da existência de um selo de garantia descrito no certificado do produto e se removê-lo implica quebra de garantia;
  • Entre em contato com um representante do produto na sua região e informe-se quanto ao procedimento mais adequado;
  • Se o produto manteve-se em suas condições ideais de uso e apresentou problemas dentro do prazo de garantia, faça valer seus direitos.
Muitos usuários já se sentiram lesados perante a questão do lacre de garantia. Você já passou por algum caso assim? Não deixe de expor sua opinião.